DEPILAÇÃO A LASER

17/04/2013 11:41

DEPILAÇÃO A LASER É DEFINITIVA OU NÃO?

 

Muitas pessoas nos perguntam se o método de depilação a laser é mesmo definitivo.  Por vários anos esse método foi um mito, com muitas especulações.

Na verdade, os aparelhos inicialmente não se mostravam tão eficientes e os pelos retornavam após um período, além de ser extremamente doloridos. Isso tornava inviável a aplicação, visto que o custo também era bem alto.

Mas como tudo evolui rapidadmente, os aparelhos foram se aprimorando e hoje temos modelos acima de 90% de eficiência e praticamente indolores. O Milesman Premium é um deles. Ele se assemelha ao light tsheer, porém bem menos dolorido,por possuir um eficiente sistema de resfriamento além de ser mais rápida a aplicação devido a velocidade dos disparos serem maiores em intervalos de tempo menores. É um laser diodo, dos mais utilizados e na maioria das vezes são conhecidos pelos seus nomes comerciais como Light tsheer e Soprano XL. Também podem ser utilizados o Nd-Yag, Gentle Yag e a Alexandrita. cujo resultado para remoção de pêlos costuma ser inferior aos demais, já que a função primária deles não é focada na depilação.

O Laser é uma fonte de luz que tem características únicas que a diferenciam de uma fonte de luz comum; é uma luz monocromática (de uma cor só) cujos feixes são emitidos de forma paralela (uma do lado da outra) e na mesma direção, permitindo concentrar a energia da luz de um laser em um ponto focado. É uma luz amplificada e direcionada que atua sobre um "alvo". Esses alvos são chamados de cromóforos, e, no caso dos pêlos, esse cromóforo é a melanina. Assim, quanto maior a concentração de melanina no pêlo, mais fácil será para o laser destruir a sua estrutura folicular. Por isso, o laser alcança melhores resultados com pêlos grossos e escuros. Fios brancos, loiros e ruivos dificilmente conseguem ser "captados" pelo laser.

Mas eles podem ser utilizados em qualquer tipo de pele? Sim, desde a branca até a negra, mas, como disse, serão mais efetivos nos pelos mais pretos e grossos. Os pêlos brancos também não, pois não tem melanina assim a luz do laser não tem como ser absorvida pelo pêlo para destruir a raiz.

A sensibilidade ao laser varia muito de pessoa para pessoa. Os lasers de diodo, Nd-Yag e Alexandrita são reconhecidamente doloridas. Já os modelos mais modernos que possuem um sistema de resfriamento na ponteira como o milesman premium, doem menos do que uma depilação com cera.

A duração de uma sessão é determinada pelo tamanho da área a ser aplicada o laser. Por exemplo,na virilha dura cerca de 20 minutos, já nas costas pode durar 40 minutos. Assim também varia o número de sessões, o que preconiza-se pelo menos 5.  A depilação a laser não é definitiva, mas sim de longa duração. São eliminados cerca de 92% dos pêlos - os que resistem são os mais finos, com menor concentração de melanina. Os pêlos eliminados não voltam, no entanto, nada impede que pêlos novos venham a nascer no local tratado, principalmente se houver algum problema hormonal que estimule crescimento de novos pêlos. Em áreas como virilha, axilas e pernas isso é mais difícil de acontecer, mas em locais onde há maior interferência hormonal, como rosto, seios e barriga, não é incomum voltar a ter pêlos.

A depilação a laser pode ser feita em qualquer época do ano, mas muitos preferem o inverno pela menor exposição das áreas tratadas ao sol. Durante o tratamento, recomenda-se não tomar sol durante o tratamento, pois o bronzeamento aumenta a quantidade de melanina na pele, e diminui o contraste da melanina do pêlo, aumentando o risco de queimadura. Não depilar com métodos que arranquem a raiz do pêlo, como cera e pinça. utilizar lâmina ou creme depilatório.
Qualquer paciente pode fazer, exceto pacientes em uso de isotretinoína oral para tratamento da acne, vitiligo e pele bronzeada.

A depilação a laser especialmente com o laser de diodo é um método bastante seguro, desde que realizada por um profissional habilitado. Complicações como queimaduras e manchas podem ocorrer quando o laser não é operado por um profissional habilitado.