DRENAGEM LINFÁTICA REDUZ GORDURA LOCALIZADA?

17/04/2013 11:43

DRENAGEM LINFÁTICA REDUZ GORDURA LOCALIZADA?

 

Essa é uma das perguntas mais frequentes aqui na clínica. Muitas pessoas vêm com a ideia errada de que a drenagem elimina gordura localizada. Como o próprio nome diz, a drenagem é um tipo de massagem utilizada para drenar líquidos para o sistema linfático. Ela não tem a capacidade de atingir as células de gordura (adipócitos) e quebrar as moléculas de gordura, porém a massagem tem a capacidade de orientar para o linfático as moléculas quebradas por um procedimento anterior, para que estas sejam eliminadas.

O acúmulo de líquidos ao lado da célula atrapalha o bom funcionamento da mesma, fazendo com que se acumulem toxinas ou detritos provenientes da própria célula, que não são eliminados. A drenagem ajuda na circulação desses detritos, melhorando o aspecto local e geral. Um exemplo disso é a celulite. Eu costumo exemplificar que dentro do nosso corpo possuímos rios. Os rios quando falta água ficam cheios de lamas. Essas lamas seriam as toxinas ou detritos que se acumulam. A drenagem ajuda a mobilizar a água e retirar a lama. Daí também a importância de beber bastante água, para que diminua essa “lama”.  Quando a lama são gorduras que foram quebradas e eliminadas da células, a drenagem, quando mobiliza a água leva junto a gordura. Isso acontece por exemplo após a massagem modeladora, após a lipocavitação, após o heccus e outras técnicas que conseguem quebrar a molécula de gordura.

A drenagem pode ser mecânica, através de aparelhos especializados ou manual, cujo efeito é o mesmo. Se manual, é uma massagem leve, sem dor, cuja pressão da mão do terapeuta tem que ser menor que a da pele. É indicada após processos cirúrgicos, onde o acúmulo de água é muito grande. E pode ser realizada todos os dias, pois só traz benefícios para o corpo.

 

DURMA COM A BARRIGA E ACORDE SEM ELA

Esse é um dos lemas da clínica ao usarmos técnicas que são relaxantes, mas possuem um efeito final tão desejado por todos: o fim da gordura localizada e o corpo firme e malhado.

Ao fazermos a lipocavitação e drenarmos a água em excesso e a gordura quebrada, estimulamos a musculatura local com um aparelho atuante com corrente elétrica, que estimula os nervos periféricos e, consequentemente, causa contração dos músculos. A contração muscular observada através da atuação desta corrente é semelhante à ginástica ativa, proporcionando um trabalho muscular involuntário, com o objetivo de ativar o metabolismo muscular.

 A corrente é utilizada para enrijecer a musculatura, melhorar a circulação local, e auxiliar na eliminação das toxinas.

Os resultados são observados logo após a primeira sessão e são surpreendentes.